July 23, 2020

Uma resistência a falar mal de autores

Uma coisa que eu sempre tive dificuldade de entender (mesmo tendo reproduzido isso já com frequência — hoje em dia tento me controlar mas nem sempre com sucesso) é essa ânsia por falar mal de autor”. A forma que isso é moeda corrente em círculos intelectuais é algo triste.

Entendo críticas, acho importante. Mas tem umas específicas que incomodam:

  1. descartam a obra por conta de algumas problemas pontuais (e que projetam a necessidade desse descarte para todos, incapaz de aceitar que outros podem tirar outras coisas dali).

  2. Se no primeiro tipo ao menos pode haver avaliações corretas, pior ainda é quando a pessoa sequer lê ou lê mal, de mã vontade, só conseguindo enxergar no autor escrachado (pois se torna isso) os defeitos e problemas que ela mesma está tentando fugir e evitar.

O ruim e o complicado é que a disputa” me parece um componente essencial do progresso filosófico. Ainda assim parece que é justamente por isso que é importante identificar os bons combates.


Previous post
A ausência de carga dramática nos diálogos platônicos tardios O erro de Platão foi não ter legado pra nós um diálogo com a carga dramática que tem nos diálogos do período médio (Górgias, Fédon, O Banquete,
Next post
O medo de hobbyficar a política Toda vez que eu penso e quero falar sobre a ânsia que parece dominar certos nichos (que faço parte) de “discutir sobre política” [teórica ou