July 23, 2020

A ausência de carga dramática nos diálogos platônicos tardios

O erro de Platão foi não ter legado pra nós um diálogo com a carga dramática que tem nos diálogos do período médio (Górgias, Fédon, O Banquete, Fedro e A República) com o avanços conceitual dos diálogos tardios (Parmênides, O Sofista, Filebo etc.)

Pra mim foi só na velhice que o Platão começou a incorporar DE MODO EXPLÍCITO no seu pensamento uma espécie de imperativo do múltiplo (que talvez por limitações históricas aparecia mais enquanto aporias).

Eu fico imaginando que tipo de dramatização seria. Tou lendo agora a República na versão do Badiou e por mais que seja divertido, a verdade é que o Badiou é muito cafona/francês em termos de literatura. A coisa de fato — em termos estilísticos — é piorada e acaba perdendo algo.

Então por mais que o Badiou tenha um platonismo produtivo (o platonismo do múltiplo) — e por mais que em termos teóricos eu acho que ele consegue ser bem INTELIGÍVEL apesar de tratar uns temas cascudos —, falta um certo frescor que emana desses diálogos mais dramatizados.

Pelo menos Wallace Stevens também pisou nessa terra.


Previous post
A relutância da filosofia socrática Hoje eu fiquei pensando se, de um ponto de vista badiouano (a filosofia é apenas compossibilitadora, mas não produtora de verdades — essa restrito
Next post
Uma resistência a falar mal de autores Uma coisa que eu sempre tive dificuldade de entender (mesmo tendo reproduzido isso já com frequência — hoje em dia tento me controlar mas nem sempre