November 26, 2022

Esboço de uma leitura karataniana do campo da ética

Uma das ideias que acho que não vou conseguir levar adiante mas fica como nota promissória, é a transposição das três lógicas de intercâmbio que o Karatani elabora no Estrutura da História Mundial para um plano ético.

O objetivo seria deslocar discussões éticas de qual o melhor sistema ético” para, vamos entender em que medida cada tipo de lógica ética acaba descrevendo diferentes aspectos dos fenômenos éticos sem que haja um esgotamento (também seria uma forma de homogenizar” o debate).

A princípio tenho na mente algumas ideias: Modo A (dádiva) —> Ética das virtudes Modo B (contrato) —> Ética deontológica Modo C (valor) —> Ética utilitarista

Assim, um fenômeno ético seria compreensível a partir dessas três lógocas ordenadas de determinada maneira. Ou seja, muito trabalho derivar isso (e ver as mudanças necessárias ao longo do caminho).

Por fim, acho que a ideia de perfeccionismo moral” do Cavell (que tou aos poucos tentando entender) talvez ajudasse a pensar a passagem de uma ética pra outra (mas aí, mais uma vez: trabalho pela frente).


Previous post
O salto mortal da aula Engraçado como é dar aula. Teve alguns detalhes cruciais sobre a discussão que ia tratar hoje (vida injusta x vida justa no final do livro I da
Next post
A dificuldade da obra difícil Uma coisa que sempre me fascinou foi a obra “difícil”. Nada me convence que certos livros eram também ilegíveis (ainda que por razões diferentes) em