February 21, 2023

A dificuldade de pesquisar de modo contínuo

Pra mim acho que uma das melhores coisas da pós-graduação universitária em filosofia é te fornecer um lugar para colocar aquela angústia que vem de estar se concentrando demais em uma coisa, em um problema, de se dedicar continuamente a um tema.

Desde que saí do doutorado eu tenho tido uma dificuldade enorme em emendar coisas para constituir uma continuidade. A impressão interna é que consigo dar apenas tiros curtos (Platão é pra mim a exceção disso, mas algo que fiz quase que sem perceber, sem querer).

Volta e meia me vem à cabeça: queria fazer um outro doutorado, queria conseguir consolidar com paz algumas coisas que tenho pensado, mas (fora o tempo necessário para isso, já que sem bolsa) é óbvio que a questão é menos o doutorado e mais conseguir confiar nessa continuidade.

Desde ontem estou com uma frase do Lacan na cabeça (retirada do contexto talvez): é pela renúncia ao gozo que começamos a saber um pouquinho”


Previous post
Sobre o hábito de abandonar boas leituras Engraçado se intensificar um desejo obsessivo de tentando esticar meus interesses lateralmente bem no momento que sinto que uma concentração
Next post
Sobre a misteriosa relação de Paulo Arantes com a filosofia Pensando aqui nessa questão do Cian. Acho que existe uma ênfase exagerada em certos ditos do Paulo Arantes quando ele próprio também deixa entrever