April 27, 2023

Sobre a ingenuidade metafilosófica dos filósofos metropolitanos

Amo demais acompanhar de longe as reflexões metafilosóficas dos companheiros do mundo anglo. Parecem notícias chegadas de uma terra estrangeira muito distante, com costumes bastante diferentes e valores totalmente estranhos.

E sempre uma delícia acompanhar esse ar pseudo-humilde que busca ao mesmo tempo sistematizar a instituição filosófica global (e totalmente ignorante para o que acontece fora da academia anglo) enquanto discute tudo em termos de pitaco” que são apenas impressões.

Mas assim, quem sou eu pra falar qualquer coisa também! Já que o meu interesse pelo que acontece na academia aqui diminui a cada dia (não por certos trabalhos individuais, que acompanho, mas por um certo campo, um certo conjunto de hábitos, de formas de socialização e interação).

O que me salva é que felizmente não acredito que a filosofia que acontece nas universidades é mais que um pentelhésimo do que a atividade filosófica pode e é (como também a minha própria participação na atividade é também um pentelhésimo do campo total possível, graças a deus).


Previous post
Os limites do historiografismo na filosofia cada vez mais chegando à conclusão que historiografismo (contexto como critério para entendimento) é um substituto empobrecedor de uma aproximação
Next post
Os limites do ecossistema literário nacional Pensando muito que a gente talvez tenha que apenas dizer não para o universo expandido Moreira Salles. Eu também amaria que ele (ou alguém do