December 9, 2022

A dificuldade da obra difícil

Uma coisa que sempre me fascinou foi a obra difícil”. Nada me convence que certos livros eram também ilegíveis (ainda que por razões diferentes) em seu tempo. O que faz alguém, no calor do momento, atravessar essa dificuldade, encarar a coisa, evitar reduzir ao conhecido?

Claro que nenhuma obra é uma ilha e o que existe é sempre em alguma medida uma comunidade de pessoas que já parecem sempre estar abertas pra também captarem o que está ali. Ainda assim me fascina que algumas pessoas precisem ser os marinheiros de primeira viagem.


Previous post
Esboço de uma leitura karataniana do campo da ética Uma das ideias que acho que não vou conseguir levar adiante mas fica como nota promissória, é a transposição das três lógicas de intercâmbio que o
Next post
Um Sérgio Ferrismo literário Ando pensando esses dias como (pra mim) o Sérgio Ferro apresenta um modelo de análise de produções artísticas que poderia ser melhor sistematizado e