May 29, 2023

Sobre a dificuldade de se perdoar

Um dos piores tipos de tristeza é aquela que diz respeito a algo que você já se perdôo. As racionalizações e ponderações já foram feitas, você já conseguiu dimensionar o peso de responsabilidade que tem e a impossibilidade de ser de outra forma. Mas aquela mágoa ainda continua.

É como de conseguir se situar, de se permitir aceitar que tem certas coisas que de fato não estão no seu alcance aqui e agora (mas que podem estar amanhã e depois), que algo ainda permanece. É como se estar resolvido te deixasse ainda mais disponível pra sentir aquela tristeza.

É uma coisa bem agridoce. Ao mesmo tempo que eu me sinto satisfeito, pleno, eu fico sentindo ali aquela decepção no fundo, como algo que resiste. Se fosse uma coisa que se anulasse seria ótimo, mas na minha cabeça fica como uma gangorra, em que a serenidade e a mágoa oscilam.


Previous post
Os limites do ecossistema literário nacional Pensando muito que a gente talvez tenha que apenas dizer não para o universo expandido Moreira Salles. Eu também amaria que ele (ou alguém do
Next post
Algumas ideias sobre como pensar o conceito de classe Sobre a discussão do conceito de classe eu gosto desse texto da Lillian Cicerchia por ajudar a pontuar a relevância do conceito de classe