January 9, 2023

Um relato sobre a experiência da leitura

Como vocês lêem romances [ou narrativas ficcionais]? Eu tenho uma questão muito grande com isso pois de certa forma eu tenho uma capacidade imaginativa muito baixa (eu até consigo formar imagens, mas preciso me concentrar para isso e sempre em baixa resolução/detalhe).

De certa forma aparecem algumas imagens aqui e ali (sobretudo quando tem passagens muito descritivas). Mas na maior parte do tempo sinto que o que ocorre é uma espécie de voz (que também não é a simples leitura do texto) que transmite um algo e que me faz sentir sentimentos.

É algo meio esquisito quando penso, pois vou retendo traços dos personagens (mas nunca traços visuais, raramente, salvo quando são MUITO enfatizados, mas pouco importa, pois não é assim que lembro deles). Consigo lembrar feitos e ações, pensamentos e sentimentos, mas não imagens.

E por outro lado, como falei, não acho que essa voz vai simplesmente lendo o texto na minha cabeça (quando vou ler o texto na cabeça é outra operação, que ocorre com menos frequência, ou com determinadas passagens que preciso pausar para apreciar).

O sentido” que aparece para mim é algo inferior a uma imagem (não chega a formar imagens, não constrói cenas) mas acima da linguagem (pois não é a mera repetição do texto). É como se de alguma maneira um misto de eventos, hábitos, temas e problemas fosse ocupando minha mente.


Previous post
Uma reflexão a partir do final do livro I da República Desde que reli para aula o final do livro I da República, não consigo deixar de pensar que existe alguma relação entre o romanesco e a organização
Next post
Sérgio Ferro e o ponto de vista da cozinha Uma ideia para um projeto de pesquisa que não vou ter forças de levar a cabo: “O ponto de vista da cozinha — uma análise do deslocamento da