January 10, 2023

Sérgio Ferro e o ponto de vista da cozinha

Uma ideia para um projeto de pesquisa que não vou ter forças de levar a cabo: O ponto de vista da cozinha — uma análise do deslocamento da perspectiva crítica nas análises estéticas de Sérgio Ferro”.

Pra mim existe ali um deslocamento fundamental da análise crítica, de um esforço hermenêutico para uma análise que na falta de palavra melhor (culpa dos heideggerianos) seria poética”. O objetivo seria tentar entender o que seria isso no campo da literatura romanesca.

A cozinha é uma referência a um capítulo do Artes Plásticas e Trabalho Livre” em que se discute o âmbito de discussão privilegiada entre pintores. Não tanto sobre obras, mas sobre como fizeram certas obras. A cozinha é o âmbito em que a coisa é feita (daí ser uma poética”).

Estou totalmente ENCASQUETADO com a ideia de que tem algo a se fazer aí que é distinto da tradição do mapeamento cognitivo” (Jameson, Schwarz, por ex). Daí parte do trabalho inicial desse projeto seria separar o Ferro desse tipo de análise.

Digo que tou encasquetado pois eu confesso que ainda não sei o que é exatamente esse objeto que estou tentando circunscrever. Mas enfim, é algo que gostaria de aos poucos ir tentando organizar, sistematizar com calma.


Previous post
Um relato sobre a experiência da leitura Como vocês lêem romances [ou narrativas ficcionais]? Eu tenho uma questão muito grande com isso pois de certa forma eu tenho uma capacidade
Next post
Hipóteses sobre a forma romanesca [bolando hipóteses sobre a história da forma do romance] Não é grande coisa (uma trivialidade acho), mas acho que quando o “romanesco” saiu do