March 20, 2023

O morde-assopra da crítica literária nacional

Essa crítica literária” que você tanto fala está aqui na sala conosco?

A repetição desses textos sem fim (esse, os do Pécora e da Sussekind anos atrás) pra mim são um sintoma de que talvez nunca tenha existido no Brasil crítica literária como uma instituição relevante da cultura nacional.

Existem acadêmicos, estudiosos, historiadores. Mas crítica como uma espécie de mediador entre obras e leitores eu acho que realmente não é possível dizer. Talvez a gente tenha se enganado pela qualidade de alguns bons críticos, mas me parece uma ilusão retrospectiva.

Que tenha ocorrido debates, discussões em jornais em determinado período parece mais um sinal de que esses espaços eram apenas ocupados por uma certa elite que tinha condições de bancar a imagem de intérprete do Brasil” enquanto certa dominação se exercia em outras áreas.

No fundo eu tenho uma aposta (culpa do @ababelado) que há um ressentimento enorme por parte da elite letrada nacional que qualquer coisa que a gente identifique como nação” (seja para construí-la ou desconstruí-la) jamais tenha tido contribuição efetiva do campo dos letrados.

E nem entro no mérito aqui da nação como algo bom ou ruim, mas simplesmente como certos laços que existem (e que podem ser locais, não precisam abrir todo o país, mas que implicam em uma certa construção de afinidades”) foram construído por outros meios.


Previous post
Sobre a misteriosa relação de Paulo Arantes com a filosofia Pensando aqui nessa questão do Cian. Acho que existe uma ênfase exagerada em certos ditos do Paulo Arantes quando ele próprio também deixa entrever
Next post
O ponto de vista da crítica Eu tendo a achar que é impossível criticar de maneira global qualquer posição teórica pela dificuldade de se assumir que 1) demanda um certo