December 27, 2022

Uma reflexão a partir do final do livro I da República

Desde que reli para aula o final do livro I da República, não consigo deixar de pensar que existe alguma relação entre o romanesco e a organização da vida comandada pela alma (que é ela mesma uma parte dessa vida, um elemento interno a ela, aquilo de dentro que oderna).

A filosofia, o diálogo da alma consigo mesma, é aquilo que se utiliza de partes e pedaços da vida para compor uma ordem (uma boa ordem) e que nesse processo seja capaz também de transmitir algo (transmitir tanto uma verdade como também a necessidade de se participar disso).


Previous post
Um Sérgio Ferrismo literário Ando pensando esses dias como (pra mim) o Sérgio Ferro apresenta um modelo de análise de produções artísticas que poderia ser melhor sistematizado e
Next post
Um relato sobre a experiência da leitura Como vocês lêem romances [ou narrativas ficcionais]? Eu tenho uma questão muito grande com isso pois de certa forma eu tenho uma capacidade