November 22, 2022

O salto mortal da aula

Engraçado como é dar aula. Teve alguns detalhes cruciais sobre a discussão que ia tratar hoje (vida injusta x vida justa no final do livro I da República) que só fui perceber ao seguir o que eu tinha planejado (sem que estivesse previsto). É como se o texto se encaixasse ao vivo.

Esse tipo de acontecimento é das coisas mais incríveis de dar aula. Uma espécie de frio na barriga, pois mostra um limite bem concreto do quanto se dá pra preparar. O temor de que tem algo faltando” as vezes necessita de você ir na aula e encarar ela sem nóia.

É louco (na verdade não é, é apenas a verdade platônica em ato) como é a própria ignorância a condição de construção de um saber que excede sua própria finitude e aquilo que você (achava que) sabia.


Previous post
Sobre falas carregadas Uma forma de avaliar ideias (minhas, nossas) para mim é ver o que acontece quando elas aparecem na boca de gente que não está comprometida (mas sem
Next post
Esboço de uma leitura karataniana do campo da ética Uma das ideias que acho que não vou conseguir levar adiante mas fica como nota promissória, é a transposição das três lógicas de intercâmbio que o