January 24, 2019

Uma reavaliação do problema da moral

Eu era muito alérgico ao tema da moral quando comecei a ler Nietzsche. Quer dizer, ele foi parte da razão dessa alergia ter sido produzida. Ignorando aqui a maneira como esse termo tende a se espalhar em inúmeras direções, nos últimos anos a minha visão tenho repensado isso.

Se ainda não posso afirmar com certeza como descrever a moral fora de uma partilha escolar, tenho sentido cada vez mais que a demanda de uma moral não é em si problemática. Acho que, agora relendo Nietzsche de outra forma, a questão está muito mais nos efeitos dessa moral.

Entender o que aquilo produz, que tipo de vida é permitida a partir daquele conjunto de juízos. A ilusão (que era um pouco aquela que eu estava inserido na ~juventude) era crer que era possível transcender essa situação e se instalar num ponto de vista plenamente ético.

É óbvio que ignorava o elemento genealógico que me parece ser o que inscreve o Nietzsche numa tradição que procura abrir espaço para transformações a partir de uma análise das condições de produção (uma linha que dá pra traçar incluindo Espinosa, Kant, Hegel e Marx entre outros).


Previous post
A falsa-imediaticidade na filosofia Eu vi um texto agora falando sobre o problema do ‘hedonismo’ da sociedade e nenhuma menção à configuração político-econômica atual. Não dá pra fazer
Next post
Picuinhas filosóficas são perda de tempo Resumindo pois me parece uma boa forma de ver se aprendo (a partir do papo com @toujourmicelio): entrar em picuinhas de autores europeus não faz