January 21, 2019

A falsa-imediaticidade na filosofia

Eu vi um texto agora falando sobre o problema do hedonismo’ da sociedade e nenhuma menção à configuração político-econômica atual. Não dá pra fazer crítica moral da sociedade se você não aborda as questões sistêmicas do capitalismo. Até o The Good Place conseguiu perceber isso.

É claro que o texto é de um (crypto?)-olavista. O que me incomoda mais nessas coisas é essa pretensão filosófica que vem carregada de uma postura que nunca houve na história da filosofia. Uma postura de olha só estou aqui tratando as questões diretamente sem os seus rodeios.”

O louco é que essa idealização de pôr as questões diretamente e sem papas na língua é justamente o que é problematizado desde Platão. Só ver como nos diálogos se desconstrói repetidamente a possibilidade de abordar diretamente certos temas. A operação filosófica é de complicação.


Previous post
A dimensão material do conceito Basicamente a minha tese foi uma tentativa fracassada de dar conta (tentar descrever, elaborar) a dimensão material do conceito. A tese foi um
Next post
Uma reavaliação do problema da moral Eu era muito alérgico ao tema da moral quando comecei a ler Nietzsche. Quer dizer, ele foi parte da razão dessa alergia ter sido produzida.