November 15, 2020

Uma questão sobre a ideia da filosofia como socialização

Eu acho que filosofia é uma prática socializante (sobretudo como movimento de construção de um campo comum). Mas parece que isso é bem difícil acontecer quando o comum é já algo pre-existente (parece que o que surgem são então nichos, categorias que parecem mais mercadológicas).

Por isso que pergunto o que produz essa convergência se o comum não está explicitado, se ele não está aberto (como um conjunto de conceitos ou ideias que gera convergência). Não poderia ser esses conceitos pois ele já teria que existir antes de certa forma (como produto final).

Acho que por isso também tenho pensado muito em termos de procedimento. O procedimento não dá seu resultado mas ao mesmo tempo é algo positivo que pode permitir essa comunidade a se encontrar e se entender (se reconhecer”).


Previous post
Os dois tipos de transmissão filosófica Tenho pensado como a filosofia se dá entre dois extremos de transmissibilidade que é a hiper-compactibilidade do anedótico (Diógenes Laércio e como
Next post
Um elogio dos mestres da vulgaridade Pensando em autores (que amo) como Flusser, Karatani, Ortega y Gasset, Cassin, que são mestres da vulgaridade. Eles tem uma capacidade de transmitir