November 18, 2020

Um elogio dos mestres da vulgaridade

Pensando em autores (que amo) como Flusser, Karatani, Ortega y Gasset, Cassin, que são mestres da vulgaridade. Eles tem uma capacidade de transmitir intuições extremamente complexas de modo bem econômico, sem precisar elaborar sistematicamente os detalhes. Isso é foda.

Acho que é uma pena que esse estilo” é subvalorizado, pois de certa forma sinto que sua habilidade é levar parte do pensamento a uma dimensão do inteligível [enquanto pensadores do pólo oposto, técnicos, talvez expandiriam o inteligível ao ir além dele].

Uma nota: chamá-los de vulgar não quer dizer que eles não tem perícia, mas apenas que parecem aplicá-la a um outro objetivo expressivo. Isso fica bem claro pra mim quanto à Cassin que enquanto classicista pode ser hipertécnica, mas no filosofar parece mais vulgar (é um elogio).


Previous post
Uma questão sobre a ideia da filosofia como socialização Eu acho que filosofia é uma prática socializante (sobretudo como movimento de construção de um campo comum). Mas parece que isso é bem difícil
Next post
Uma regra de etiqueta Tenho pensado que uma regra importante para a etiqueta é que a tentativa de corrigir alguém é geralmente uma desgraça em termos de interação social.