March 3, 2020

Uma proposta de divisão do campo da filosofia

Vou propor uma separação pro campo da filosofia institucional. Acho que na existem quatro campos em que se concentram as atividades (a porcentagem que cada um ocupa não teria como averiguar, mas diria que as três posteriores são minorias):

  1. História da filosofia — da antiguidade, da idade média, da modernidade mas, também, da contemporaneidade (incluindo a contemporaníssima — desde autores recentes continentais como analíticos que publicaram ontem, tratados todos como peças de análise” [termo do @bilhalvagabo])
  2. Estética (análise de obras de arte com ou sem a ajuda de um padrinho filosófico)
  3. Política (sobretudo desde junho de 2013 o gênero >análise de conjuntura + conceitos filosóficos< parece ter explodido)
  4. Filosofia analítica (essa pelo que meus colegas contam é peça rara)

Eu tenho uma hipótese adicional (não verificável, como todas) que parte da razão da filosofia analítica não ter pegado com força é que os concurso de entrada em departamento privilegiam quem consegue navegar bem na história da filosofia (há prós e contras para isso).


Previous post
Comentários sobre a distância entre a história da filosofia e a atividade filosófica Eu acho que a distinção entre história da filosofia e atividade filosófica (crítica/especulativa) ainda é fundamental. Até pra entender algumas
Next post
Sobre a relação entre desejo e saber na filosofia Acho que é inegável que há uma relação forte entre desejo e saber que é constitutiva da filosofia. Eros é sem dúvida um elemento fundante da