September 21, 2022

Uma impressão sobre uma singularidade da obra platônica

Pensando nesse texto pois refletindo sobre como Platão me libertou de um desejo de fazer filosofia como uma operação que se organiza a partir de uma continuifade entre o natural e o social, caso em que a tarefa filosófica se torna filosofia da natureza”.

Texto bastante provisório, mas que acho que acabei botando pra jogo aquilo que me parece singular na obra platônica (e que ainda gostaria de desenvolver mais num texto).

Eu entendo o movimento de quem se engaja nisso, eu só não vejo mais a filosofia como uma eterna elaboração de metafísicas” sem fim.

Minha pergunta na filosofia sempre foi que diabos é essa atividade que ao mesmo tempo afeta nossa forma de se situar no mundo sem que necessariamente nos afete como o autor do texto intencionava. Essa distância me parece fundamental, ainda que não saiba pontuar totalmente ainda.

Não se trata de encontrar uma descrição precisa da realidade pois parece improvável de ser o caso. Embora acho que de alguma forma as análises específicas que se absorve de tem um papel relevante na maneira como nos situamos (ou como retiramos certos clichês e opiniões).

Gosto de pensar que o filosófico é justamente essa distância entre a forma como certos textos e ideias batem em nós e acabam nos permitindo estabelecer uma relação menos viciada com o mundo (algo que sempre é preciso fazer e refazer, já que nunca se conquista totalmente).

Tendo a achar que que apesar de não achar que os textos e ideias descrevem” o real, eles ainda assim tem um papel relevante no processo ao ser o caminho pelo qual construímos uma relação mais livre (pois menos atolada de opiniões) com a realidade.

Isso tudo está muito confuso, mas diria que minha conversão ao platonismo tem a ver com a tentativa de conciliar a ideia de uma promoção (socrática) da ignorância que não abra mão de efetivamente aprender e tirar coisas do mundo que nos ajudem a situar nele.


Previous post
Reflexões sobre a política platônica a partir de Ober Aos poucos conseguindo situar cada vez melhor o “conversadorismo político” aristotélico na medida em que leio o Ober. Por outro lado, talvez dê pra
Next post
Os efeitos do gueroultianismo na filosofia institucional [Esse take])(my hot take for today is that history of philosophy has a better claim at being a scholarly discipline than does regular analytic