September 19, 2019

Um uso equivocado do twitter

Tem um novo gênero literário sendo gerado no twitter. Agora além das threads tem as threads que vem com uma imagem ilustrativa ou um gif em cada tweet. Eu sei que isso já acontecia antes, mas rolou uma agora que fez saltar a autoconsciência do gesto.

Vou fazer meu juízo de valor pois eu não sou de ferro (muito pelo contrário), mas tem também um certo tom nessas threads que aparecem que são um tico condescendentes (“quer entender x? SeGuE o FiO”).

Gosto muito de threads explicativas, gosto de gente que desenvolve, argumenta, afirma sua posição. Nem precisa ter a minha amada virtude da hesitação, pode ser direto (e muitas das mais científicas” não hesitam nem um pouco). Mas a condescendência é algo que acho meio bad.

É o pior lado da classe do professorado” é essa onda meio deixa eu te explicar como o mundo funciona”. (Mesmo quando de forma fofa” é uma merda).

O saber é mais gostoso quando você não precisa ficar marcando a distância entre você e quem não tem.


Previous post
Um populismo climático? Alguém fala sobre populismo climático? Senão tá quicando a bola. Sinto um pouco isso no fenômeno-Greta (não nela-enquanto-pessoa, enfim, ela a essa
Next post
A filosofia como construção de inteligibilidade Inclusive acho que a graça da filosofia (que a Anne Carson acaba desenvolvendo indiretamente na medida no “Eros, the bittersweet”) é esse esforço de