August 15, 2022

Um estranhamento com a melancolia

Uma coisa que não entra em mim (e que me deixa bastante incapaz de entender muitas coisas) é uma certa disposição triste ou melancólica. Não que eu não tenha tido esses momentos. Diria inclusive que pra mim uma grande dificuldade é o aumento de frequência nos últimos anos disso.

Mas não sei se consigo olhar para as coisas de partida” nessa chave. Acho que pra mim é alienígena demais (e muitas vezes eu me frustro quando talvez deveria ser compassivo). A disposição mais solar/alegre, também me torna muito passador de pano acho, querendo ver o melhor.

E acho que uma disposição alegre não significa que eu estou feliz o tempo inteiro, já que não são poucas as vezes que eu vejo como resultado imediato dessa imagem uma certa sensação de estupidez (por não ver outras disposições) ou de que agi errado pelas minhas expectativas.

No fim das contas eu diria que isso me faz sentir mais sozinho (embora quando encontre alguma pessoa afim seja um conforto que nem consigo descrever,), pois realmente acho que a perspectiva de decepção com o mundo me parece uma tendência estatística difícil de fugir.

É meio cômico que uma disposição solar, anti-introspectiva, agregadora e com um otimismo razoavelmente inabalado (sobretudo pros tempos presentes) acabe me deixando frustrado, reflexivo, sozinho (em termos, pois felizmente bem acompanhado) e sem qualquer perspectiva.


Previous post
As transmissões inesperadas na filosofia Uma coisa que sempre me fascinou na filosofia é a maneira como a transmissão de ideias, valores, princípios nem sempre se dá na superfície do texto.
Next post
Bourdieu e o ensaísmo Bourdieu também me fazendo pensar que a transformação do ensaio em gênero e a sua eleição por uma certa filosofia atual como •espaço• da escrita