August 15, 2022

As transmissões inesperadas na filosofia

Uma coisa que sempre me fascinou na filosofia é a maneira como a transmissão de ideias, valores, princípios nem sempre se dá na superfície do texto. Aquilo que alguém intencionava transmitir nem sempre é aquilo que dá tração em outros contextos e que se mostra mais interessante.

Eu sempre me lembro do Mênon, do problema da transmissão da virtude, pois acho que de alguma forma ali as incompreensões” históricas que abundam na filosofia parecem ser uma forma tateante de explorar as formas que se transmite algo que não está na letra do texto.

O problema é que as vezes aquilo que não está na letra do texto nem mesmo é totalmente visível, inteligível, para a pessoa que escreve o texto. De alguma forma o problema é a transmissão do espírito” (por falta de palavra melhor). Mas o que ele é está sempre a se determinar.


Previous post
Desafios da escrita de filosofia para ensino básico Uma coisa que torna pra mim difícil escrever textos de filosofia para o ensino médio é que o texto não é simples veículo para ideias, mas é aquilo
Next post
Um estranhamento com a melancolia Uma coisa que não entra em mim (e que me deixa bastante incapaz de entender muitas coisas) é uma certa disposição triste ou melancólica. Não que eu