March 10, 2020

Um enigma sobre a obra de Paulo Arantes

Coisas que gostaria de entender: a transição que ocorre na obra do Paulo Arantes entre (um abandono d)os estudos institucionais” (Ressentimento da dialética; Um departamento ultramar) e as esquisitas análises de conjuntura (filosofia da história, eu chamaria) que ele tem feito.

Tem uma coisa importante que eu acho, mas que eu gostaria de analisar. Acho que é justamente o fato dele ter ficado enfurnado nessa relação entre filosofia, (ine)eficácia e instituições (“antifilosofia”?) que permitiu ele elaborar a filosofia da história de modo até solto.


Previous post
Sobre a relação entre desejo e saber na filosofia Acho que é inegável que há uma relação forte entre desejo e saber que é constitutiva da filosofia. Eros é sem dúvida um elemento fundante da
Next post
O cultivo difícil da filosofia socrática O exercício socrático que não foi (pois difícil) suficientemente internalizado é a disposição de aceitar que a sua posição atual não coincide com a