July 9, 2021

Um elogio ao gueroultianismo IFCSiano

Hoje tava lembrando da minha graduação e o professor que mais me formou e influenciou — sem que ele saiba ou tenha ideia de quem sou — foi um professor de Kant. Não eram aulas inesquecíveis”, mas elas tinham uma consistência e minúcia que (enquanto graduando) me marcaram.

No fim das contas acho que tanto na forma de ler os textos, como também no jeito de ensiná-los por meio da leitura, eu estou apenas repetindo o que via nessas aulas.

Um estilo de aula que eu descreveria por gueroultianismo vulgar ou medíocre (isso é um elogio!). Um apreço ao caráter sistemático do texto que aparece em cada etapa, mas sem terminar nas paranóias gueroultianas. Também uma consideração do contexto sem se perder em redes de referência.

Os únicos arrependimentos que eu tenho do IFCS e da minha graduação é não ter assistido mais aulas de dois professores em particular. O resto eu realmente acho que não tinha muito como fazer melhor com o que tinha à disposição na época.


Previous post
Comentários sobre o departamento ultramar de Paulo Arantes Não é nem que eu concorde (ou discorde), mas eu adoro esses momentos que o Paulo Arantes desliza da pose e trai seu gosto pela filosofia (no caso
Next post
Sobre ser (ou se achar) volúvel Apesar de isso me atrapalhar bastante em muitos sentidos, confesso que gosto de ser uma pessoa extremamente volúvel que muda de interesses a cada