May 22, 2021

Um certo platonismo em Derrida

Eu tava escutando o Paulo Arantes mencionando de passagem o Força de Lei do Derrida mais cedo hoje (https://youtube.com/watch?v=B5xBEXdBK6Y&t=4179s) e ao mencionar a indesconstrutibilidade da justiça” fiquei me perguntando se esse é o momento que o platonismo se infiltra no pensamento derridiano.

Na verdade eu até fiquei com vontade de reler o livro (pena que está na minha mãe, acho), pois acho que indesconstrutibilidade” é uma boa palavra pra pensar algumas coisas que penso sobre as ideias platônicos.

Embora no fundo sei que estou apenas postergando uma leitura atenta aos formalismos do Badiou que parecem resolver (de modo a tornar mais claro e apresentar novos problemas) de modo mais eficiente.

A filosofia fica divertida quando você para de se importar com certas coisas e começa a misturar tudo de maneira mais ou menos indiscriminada. O problema é só que esse mais ou menos” pode resultar em grandes baboseiras (versão filosófica dos poemas ruins).


Previous post
Sobre o retorno presencial das universidades Curioso com o que vai acontecer com o retorno das aulas nas universidades depois do fim da pandemia. Um amigo meu da Australia fala que lá a
Next post
Os rumos históricos da filosofia no Brasil Discussão começada a partir de uma postagem de Liam Bright Essa análise é muito boa (sempre bom ler o Liam para acompanhar um ponto de vista honesto