May 21, 2021

Sobre o retorno presencial das universidades

Curioso com o que vai acontecer com o retorno das aulas nas universidades depois do fim da pandemia. Um amigo meu da Australia fala que lá a presença é bem baixa pois por lei é obrigatório que aulas sejam gravadas e disponibilizadas. Me pergunto se algo semelhante pode ocorrer.

Pois ao mesmo tempo que eu concorde com colegas que existe um caráter insubstituível nas vida universitária presencial (em que é difícil separar o que é da aula e o que é da convivência — e falo aqui apenas do que acontece em sala), acho que certas mudanças já estão rolando.

Fico me perguntando se, havendo condições institucionais, que a gravação e disponibilização pode acabar se tornando uma norma (não agora, mas no futuro), o que também acaba transformando aquele espaço que tem como uma das suas forças o fato de que ele é único e singular.

Eu acho que isso é um problema pois tem pontos positivos e negativos. O fato de que as soluções atuais são muito ruins não significa que todo ensino a distância precisa ser ruim (assim como muito do ensino presencial é lixo e finge-se’ que se aprende).

Sinto que tá rolando aquele interregno e que seu desconforto é ainda piorado pelo fato de que as forças que devem mover em direção a uma maior virtualização do ensino” são as piores forças do capital.


Previous post
A patologia da filosofia Pra mim a patologia da filosofia é ela deixar de ser centrífuga e se tornar centrípeta. Deixar de se tornar uma ferramenta para se situar diante de
Next post
Um certo platonismo em Derrida Eu tava escutando o Paulo Arantes mencionando de passagem o Força de Lei do Derrida mais cedo hoje (https://youtube.com/watch?v=B5xBEXdBK6Y&t=4179s)