May 29, 2022

Três tipos de escritores

Após um sono meio insone chego à conclusão que existem três tipos de livros que importam pra mim (e suas respectivas misturas entre si):

  1. escritores infinitos em que cada frase é apenas mais um ponto numa sequência interminável sem começo ou fim (Murnane, Ashbery);

  2. escritores regrados em que cada livro é uma maquininha que roda como um reloginho independente (Carson, Perec, Aira).

  3. escritores que circundam obsessivamente verdades para construir uma enunciação firme e inteligível que não caia no informe (Ferrante, Cusk).

E claro, há misturas, há gente que não cabe aí, que ainda vou gostar, gente que não li e talvez abalaria esse esqueminha e diz também muito de como eu lido com ficção, com o que procuro na ficção (que de maneira telegráfica diria que tem a ver com uma certa liberdade da forma).

Pensando nisso pois tava tentando passar a raiva de ter acordado insone lendo coisas sobre livros e esbarrei sem querer no livro Ducks, Newburyport” da Lucy Ellmann que parece ser um caso do primeiro tipo de escrita que mencionei e que gostaria agora de ter disposição pra ler.


Previous post
O desejo de retorno do trivium 2022 e tem gente querendo reintroduzir o trivium. Eu sou totalmente a favor de explorar tradições que não são hegemônicas (seja coisas que foram
Next post
Hesitações sobre a vida acadêmica Ontem eu li isso aqui e fiquei meio abalado: https://www.chronicle.com/article/the-big-quit?cid=gen_sign_in Fiquei especificamente afetado por esse