May 29, 2022

O desejo de retorno do trivium

2022 e tem gente querendo reintroduzir o trivium.

Eu sou totalmente a favor de explorar tradições que não são hegemônicas (seja coisas que foram deixadas de lado ou coisas que são marginais hoje em dia). Mas suspeito dessa ideia de que seja simplesmente uma questão de olhar para trás/lados para recuperar esforços anteriores”.

Tenho a impressão que o olhar para o passado ajuda a descristalizar o presente sem que seja possível simplesmente retomar/readaptar aquilo que está em outros momentos/margens. Acho que tem uma lógica de que conjuntos de outas ideias estariam disponíveis que acho esquisito.

O que me parece ser o caso é que ao olhar para outros espaços se esclarece como a configuração atual é uma configuração contingente e limitada que pode ser reorganizada segundo outras configurações. Como se percebessemos que o espaço de possibilidades é mais amplo do que vemos.

Se acho a ideia de retorno problemático (e cansativo essas narrativas que assumem que é substituir os paradigmas, como se fosse uma peça a trocar num motor) é por desconsiderar que há razões que implicam um conjunto de ideias ter mais força que outras que foram relegadas.

E que se aquelas forças tivessem capacidade de simplesmente tomar o lugar dos paradigmas atuais elas já teriam tomado. Por isso que acho que tem um trabalho um pouco mais complicado do que as imagens (francesas) de caixa de ferramenta geralmente fazem parecer.

E acho que as vezes a ideia de que podemos mudar de paradigmas” nos fazem acreditar que é simplesmente uma questão de ou estarmos presos em ideias erradas porque somos bitolados, estúpidos ou simplesmente atrelados a alguma ideologia que basta ser desmistificada para pensarmos.

Para ficar na lógica do Sérgio Ferro (e também na brilhante operação que o Gabriel e Edemilson fazem no Arquitetura de Arestas), é como se houvesse um modelo ideal normativo que bastasse ser seguido para que nossa capacidade de pensar se libertasse de seus grilhões atuais.


Previous post
Autonomização de campos da filosofia Hoje em dia uma das coisa mais angustiante pra mim de lidar com filosofia é a perspectiva constante de que em algum momento aquilo que se está
Next post
Três tipos de escritores Após um sono meio insone chego à conclusão que existem três tipos de livros que importam pra mim (e suas respectivas misturas entre si): escritores