June 13, 2021

Tentando me entender com Deleuze

Tava dando uma olhada nos vídeos do Deleuze no abecedário que tem no youtube e fico pensando que preciso de tempo pra reler umas coisas dele e tentar entender o que nele tem me deixado desgostoso apesar de achar um dos pontos luminosos do século xx (não a toa tá na minha tese).

A ideia seria então reler com calma o Diferença e Repetição, O Anti-Édipo e o Mil Platôs, que é onde acho que se concentra o grosso do que ele fex de interessante. Mas queria fazer isso não com uns olhos (como já fiz) de quem procura a teoria mais fértil num vácuo.

Acho que em parte é tentar ler aquilo ali a partir da crise referencial que move ele e que ele acaba mapeando. Ler o Deleuze contra uma certa tendência de endeusar e tratá-lo como gênio (algo que já fiz demais, implicita ou explicitamente), mas vendo o que ele inteligibiliza.

Até pra ver o que sobra ali para além de disputas institucionais ou de concursos de melhor metafísica”. Enfim, não é nada muito complicado, pois envolve tentar ler com um pouco mais de atenção e um pouco menos de afobação.

Até acho um pouco vergonhoso se dar conta do tipo de engajamento que se estabelece com autores que te estimulam e seduzem. Por outro lado acho que também é uma sedução inevitável, dado a forma como a filosofia se constrói e se comunica.

É como se fosse uma tendência natural (pelo menos da pra identificar isso ocorrendo de diversas formad ao longo da história institucional da filosofia) essa inversão em que o elemento teórico inteligibilizador se torna ele o objeto que deve ser inteligibilizado.

Mas tomar como algo mais ou menos natural passa por também tentar aceitar que esse movimento (que não se supera de uma vez por todas) não é em vão e que faz parte do esforço de voltar os olhos pro que se que inteligibilizar, como um risco que sempre se passa ao se filosofar.

Claro, pode ser também que tudo seja só também uma forma sofisticada de dizer que tem coisas cringe no Deleuze que identifico em mim e gostaria de me afastar. Mas até pra isso é preciso em alguma medida compreender (mas aí deixo pra análise haha).


Previous post
A nomeação excessiva na filosofia Nunca é um bom sinal na filosofia (ainda que as vezes difícil de avaliar) quando se torna mais importante o nome que se dá as coisas do que ao que
Next post
A nebulosa segunda metade do século XIX na filosofia Pra mim o período mais esquisito e nebuloso da história da filosofia recente (isto é, aquele que tenho mais dificuldade em reconhecer autores e