June 15, 2021

A nebulosa segunda metade do século XIX na filosofia

Pra mim o período mais esquisito e nebuloso da história da filosofia recente (isto é, aquele que tenho mais dificuldade em reconhecer autores e obras) é 1850-1900 (que mais precisamente seria o momento pós-hegel e pré fenomenologia/frege/pragmatismo/neokantismo americano).

Claro que posso verificar quem viveu esse momento olhando as wikipedias da vida. Mas a segunda metade do século XIX, à distância, sempre me pareceu um estranho interlúdio ocupado sobretudo por figuras antifilosóficas*: Nietzsche, Marx, Kierkegaard.

Só depois de muito tempo que fui encontrar a hipótese do Paulo Arantes de que 1848 é o momento (ou apenas a explicitação da situação) em que a filosofia perde seu objeto.

Devia estar trabalhando (acordei para isso), mas estou procrastinando tentando entender algumas obsessões minhas.

idée fixe que chama.

*termo a ser definido


Previous post
Tentando me entender com Deleuze Tava dando uma olhada nos vídeos do Deleuze no abecedário que tem no youtube e fico pensando que preciso de tempo pra reler umas coisas dele e
Next post
Amar mais de um autor Minha única sugestão pro estudo de filosofia é aprender a amar mais de um autor (e não resolve simplesmente amar outros autores que encaixem na