January 15, 2019

Sobre uma máxima de Valéry

Eu penso muito na frase do Valéry sobre como as palavras são pontes sobre um abismo. Sobre como não podemos nos demorar muito nelas com o risco de cairmos. Acho que faz sentido e acho uma puta imagem. Mas acho que também gosto dessa imagem para pensar certas práticas filosóficas.

Apesar da filosofia estar tradicionalmente associada a uma certa minúcia, há momentos em que pode ser mais interessante se apoiar nos conceitos e tratá-los como pontes provisórias. O Nietzsche faz isso em certo sentido. Digamos que esse seja o espírito ensaístico na filosofia?

Não acho que pode ser um procedimento adotado de modo radical. Acho que a filosofia tem sua efetividade justamente num cuidado com o conceito. Mas há momentos e instâncias em que se posterga esse cuidado para se conseguir chegar a uma posição mais produtiva.

O eterno adiamento que a gente encontra em várias obras de filósofos e que nos irritam (me irritam) talvez seja a performance visível desse procedimento. Depois desenvolvo”, Voltarei a essa questão” etc. Notas promissórias que são emitidas sem qualquer intenção de serem pagas.

Mas como disse, é um procedimento, um recurso que pode e deve ser empregado diante de certos becos sem saída. Não acho que isso precise ser visto necessariamente como um defeito, antes um reconhecimento da incapacidade de auto-fundação do trabalho conceitual.

Eu vejo o Blumenberg acenando do fundo. Essas notas promissórias servem como suporte temporário para que uma conquista de conceitos consistentes seja possível. A questão, mais uma vez, não é tomar o caráter escorregadio da linguagem como ponto de chegada, mas ponto de partida.

O que interessa é construir espaços conceituais que tornem a navegação possível. É por isso que acho que noções como objetividade” e consistência” tem algum papel a desempenhar e que de maneira alguma elas se choquem com esses insolúveis da experiência.


Previous post
Comentários sobre a definição de filosofia em documentos públicos Com relação ao que comentei há pouco. Olhem esses trechos. O primeiro é dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio/Ciências Humanas e
Next post
A filosofia e o ridículo Ontem passei boa parte da noite discutindo o caráter ridículo de certas atividades e hoje o Safatle faz essa coluna: https://t.co/tPKw9UQlCU Que a