January 11, 2019

Comentários sobre a definição de filosofia em documentos públicos

Com relação ao que comentei há pouco. Olhem esses trechos. O primeiro é dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio/Ciências Humanas e suas Tecnologias (1999). O segundo é das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/Filosofia (2008).

Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino MédioParâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio

Orientações curriculares nacionais para o ensino médio/filosofiaOrientações curriculares nacionais para o ensino médio/filosofia

Com o intuito de se preservar a liberdade do professor, o que acaba se fazendo é tornando a filosofia uma prática sem qualquer delimitação precisa. O professor é quem define o que é filosofia. Me pergunto se isso não acaba sendo um tiro pela culatra.

Eu consigo compreender muito bem que o que se procura evitar é justamente qualquer forma de dogmatismo. Mas para isso é preciso abdicar de qualquer forma de determinação para além do individual? Do jeito que a coisa se põe fica parecendo quase uma questão de doxa.

Essa preocupação em localizar a prática filosófica num fundo relativista, como se a sua normalidade fosse justamente ela ser questão de posição, me parece só mais uma forma de enfraquecer a atividade ao inadvertidamente abdicar da precisão.

Sem precisão a coisa me parece poder ter pouca eficácia. Sem qualquer objetividade para além do indivíduo (“das suas razões [particulares?]”) como pensar que essa prática seja emancipatória? No fundo atende bem ao modus operandi individualista presente na ordem neoliberal atual.


Previous post
A recusa da determinação filosófica A cada dia que passa eu acho que a precisão na comunicação é um elemento que deveria ser mais cultivado. A realidade equívoca da linguagem não
Next post
Sobre uma máxima de Valéry Eu penso muito na frase do Valéry sobre como as palavras são pontes sobre um abismo. Sobre como não podemos nos demorar muito nelas com o risco de