April 19, 2020

Sobre um tipo de fim de amizade

Eu acho impressionante como laços podem ser feitos e/ou desfeitos a partir de divergências do que se pensa. Falo em termos de amizades. Ainda que pensar seja talvez a coisa que seja mais central na minha vida, ainda surpreende que isso tenha força pra alterar como nos sentimos.

Lembro de algumas pessoas na minha vida com quem nunca briguei ou tive um problema, ou tive uma interação espinhosa, nunca houve falta moral observada. Nos aproximamos por algumas conversas mas, como as vezes as pessoas mudam ou permanecem, também nos afastamos por como pensam.

Não gosto, nem me orgulho disso. Na verdade não sei o que pensar. É esquisito que certos sentinentos comezinhos possam começar a surgir e te dominar aos poucos só por ver uma pessoa que já foi próxima agora pensando de forma bem distante de você.


Previous post
História da filosofia como anti-modismo Acho que uma das virtudes da história da filosofia (enquanto procedimento) é funcionar como uma espécie de força anti-moda. Uma leitura
Next post
Sobre filosofia e dogmatismo Além do texto sobre Sócrates, dogmatismo, antidogmatismo na internet, outro texto que gostaria de escrever é sobre como esse hábito de “desgostar”