April 17, 2020

História da filosofia como anti-modismo

Acho que uma das virtudes da história da filosofia (enquanto procedimento) é funcionar como uma espécie de força anti-moda. Uma leitura desapaixonada dos autores que permite que eles sejam acessados para além do seu valor na bolsa de valores dos buzzwords filosóficos.

É por isso que acho que tem um fundo de valor o diagnóstico uspiano de que a filosofia no Brasil era muito refém de modismos, um ecletismo vazio (ainda que a solução seja complicada). Parece ser um pouco do que vemos por aí: afã de apagar certos nomes por usarem termos errados”.


Previous post
Sobre desejar a morte de outro Meu pitaco (que ninguém pediu sobre o assunto de hoje: Desejar a morte do outro não é tanto algo que a gente tem ao nosso controle. Na verdade
Next post
Sobre um tipo de fim de amizade Eu acho impressionante como laços podem ser feitos e/ou desfeitos a partir de divergências do que se pensa. Falo em termos de amizades. Ainda que