April 21, 2020

Sobre filosofia e dogmatismo

Além do texto sobre Sócrates, dogmatismo, antidogmatismo na internet, outro texto que gostaria de escrever é sobre como esse hábito de desgostar” de um autor específico é algo complicado e problemático [assim como seu avesso, adesão chapada].

Preciso escrever esse texto. Mas ao mesmo tempo queria ler mais a Arendt depois de ouvir umas palhinhas do Paulo Arantes sobre o que é pensar a partir dela, pois acho que afina demais com o que tou querendo escrever.

Mas acho que tem uma coisa, que senti na minha pouca experiência como professor, que é uma tendência a ler os textos filosóficos como postulações de tese dogmáticas. Talvez a minha visão da história da filosofia seja muito poliana, mas acho que é saudável encarar como tateação.

É claro que muitos autores falam de modo dogmático, mas o ponto de vista crítico presente na atividade especulativa é algo que aparece em toda a história da filosofia. O ceticismo enquanto posição filosófica seria apenas a faceta mais extrema dessa natureza cética da filosofia.

E o que acontece, algo que vi, sobretudo em alunos de fora da área da filosofia - talvez por ter menos contato com esse tipo de texto - é uma apreciação dos textos como se as teses ali construídas tivessem sua legitimidade a partir de uma adequação com um estado de coisas.

E de novo, acho que cabe aos frequentadores desse tipo de texto apontarem que esse tipo de leitura dogmatizante (reduzindo um texto a um conjunto de teses), explicitarem esse ponto (algo que não é tão consciente na própria galera de filosofia, apesar de agire” corretamente).

Óbvio que as outras disciplinas não se opõem absolutamente à filosofia nesse quesito, mas acho que nela há a radicalização do clichê que, entre outros, foi eternizado nessa citação falsamente atribuída ao Gabriel Garcoa Márquez:

Todo mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada.”


Previous post
Sobre um tipo de fim de amizade Eu acho impressionante como laços podem ser feitos e/ou desfeitos a partir de divergências do que se pensa. Falo em termos de amizades. Ainda que
Next post
O achatamento de uma “história da filosofia ocidental” Acho que tem que tomar cuidado com o achatamento da história da filosofia ocidental numa pasta homogênea. Não que não hajam características comuns