March 24, 2022

Sobre ser simpático

eu penso que ser simpático, generoso e ter boa fé no que os outros dizem é uma arte que acho bom ser cultivada especialmente com desconhecidos. nem sempre é fácil, mas é um constrangimento interno que na maior parte das vezes (nem sempre) tem efeitos sociais positivos.

isso não é uma licença para ser otário (embora as vezes a gente se faça de trouxa), mas ao menos acho que é melhor do que ser desconfiado (que é algo que só gera tensão desnecessária).

Também não acho que essa simpatia, boa fé é algo natural (em algumas pessoas pode ser). É algo que as vezes vai contra o humor, nossas disposições e nossos hábitos. É algo realmente que implica atuar” muitas vezes. O que não significa que seja falso, pelo contrário.

O fato de se fazer o simpático” ser algo antinatural acho que torna esse comprometimento ainda mais valoroso, pois mostra uma disposição para ser outra pessoa (ainda que de vez em quando).

Nem sempre isso dá bom, claro. Além de ser feito de otário as vezes nossa simpatia excessiva (sobretudo em momentos em que estamos sem conseguir ler as situações) pode acabar parecendo agressiva. Mas ainda assim me parece um risco melhor do que se fechar diante dos outros.


Previous post
O aprendizado da escrita Isso que o Moysés falou é algo que penso demais. As vezes inclusive acho que escrever “tese” é tipo “tirar a carteira”. Você ainda não aprendeu a
Next post
As referências que escolhemos e não escolhemos repetindo meu mantra filosófico baixinho: o caminho de reflexão filosófica de alguém não é sobredeterminado de maneira cabal pelas referências que a