October 28, 2020

Sobre reduções simplificadoras

Me interessa muito o fenômeno de reduções simplificadoras” que tem um poder de alcance alto. Sobretudo quando essa redução circula em meios que em tese seriam sofisticados. Quando você conhece o assunto é um excelente momento pra medir o grau de conhecimento desses espaços.

Acho interessante isso não pra look down’ (até porque não é como se eu me excluisse desses pontos). Mas é interessante pois ao conhecer o assunto e ver que ele só se propaga com a redução simplificadora você consegue ver que sofisticação intelectual’ não é para tudo.

Tem áreas e áreas, tem inteligências que conseguem inteligibilizar certas coisas mas para outras só conseguem receber de uma forma mais bruta. É especialmente interessante pois acho que deveria — da parte do emissor interessado — pensar e tentar modular essas complexidades.

Gosto de acreditar que em outra vida estou estudando computação.


Previous post
Pesquisa e amizade Penso muito na importância da “philia” (amizade) para a construção de pesquisas. Eu diria que inclusive uma das coisas mais pé-no-saco da
Next post
Mímesis e o aprendizado da filosofia Me pergunto se tem algo de mimético no gesto do aprendizado filosófico. Uma espécie de repetição vazia que não tem como não ser vazia, não tem como