October 29, 2020

Mímesis e o aprendizado da filosofia

Me pergunto se tem algo de mimético no gesto do aprendizado filosófico. Uma espécie de repetição vazia que não tem como não ser vazia, não tem como não ser vaga no início. O aprendizado (e a incorporaçào?) seria a percepção de que não tem algo além do vazio a ser compreendido.

O mimético estaria no fato de que um pensamento (talvez inclusive na transmissibilidade?) deve parecer um pensamento? Mais do que infinitas tecnicalidades o que importa é algo que pareça filosófico. Acho que as vidas filosóficas da antiguidade tem algo disso.

Está tudo meio vago pois nada é muito claro, mas acho que tem algo a se pensar no fato de que alguns textos filosóficos nos afetam e transformam nossas vidas mesmo que não consigam se fundamentar ou mesmo lastrear seus argumentos.


Previous post
Sobre reduções simplificadoras Me interessa muito o fenômeno de “reduções simplificadoras” que tem um poder de alcance alto. Sobretudo quando essa redução circula em meios que em
Next post
O mito da homogenidade do romance burguês Uma impressão que eu gostaria um dia de pesquisar de verdade é que aquilo que chamam de romance burguês é mais um mito do que uma forma estável.