October 26, 2020

Sobre receber elogios e críticas

Eu amo a narrativa um artigo rejeitado por uma revista que eu valorizo menos foi aceito por uma que eu valorizo mais” pois não se segue desse fato que o texto seja bom. Na verdade tem mt texto em revista boa” que é merda, então sei lá, talvez essas avaliações sejam arbitrárias.

Acho que é muito importante (de um ponto de vista ético? Terapêutico?) que se desvincule o que fazemos dos juízos explícitos sobre o que fazemos. Tendo a achar que um indicador mais sólido do que fazemos está menos no que nos dizem e mais em como reagem (se põem a falar, por ex).

Falo isso pq não costumo receber elogios ou quando recebo eu sinto que eles são ou falsos ou por polidez — já que de fato tento ser alguém simpático, então é o mínimo (e parece que é impossível verificar). Mas acho que tem um ponto positivo: pois acreditar elogios parece cilada.

Acho que é uma cilada pois cria uma régua de mensuração difícil? E torna o fracasso mais difícil de suportar, o que poderia levar a uma incapacidade de lidar com as suas limitações e sem essa capacidade não me parece haver espaço para melhora (enfim, eu sou brega e otimista)


Previous post
Sobre atos moralmente problemáticos no campo de esquerda É triste que não seja surpreendente que mais um caso de abuso/assédio apareça no campo de influencers de esquerda. Vai ter mt gente que vai
Next post
O descompasso entre tempo de produção de um texto e seu valor Existe uma ideia que vejo muito (que imagino que tem a ver com a lógica capitalista) que um texto (ou uma obra, um produto qualquer) tem que ser