October 26, 2020

Sobre atos moralmente problemáticos no campo de esquerda

É triste que não seja surpreendente que mais um caso de abuso/assédio apareça no campo de influencers de esquerda. Vai ter mt gente que vai aproveitar pra mandar os insuportáveis eu já sabia”, mas acho que é epistemicamente terrível o fato de que ser desconstruidão é simulável.

Uma questão que ponho e que acho que deveria ser melhor explorada (não tenho respostas): haveria uma parcela de responsabilidade aqui na própria cultura das redes da esquerda que tende a privilegiar quem consegue enunciar os predicados corretos?

Até que ponto tem espaço pra lidar com esse problema se incansavelmente aparecem figuras que tocam as músicas certas? Eu sei que é puxar a sardinha pras minhas preocupaçôes, mas ainda que ter certos predicados ajude a localizar as pessoas, isso parece vir com um certo custo.

Se o principal critério de avaliação (e sendo um princípio para orientar não diria que isso é uma escolha voluntária, mas uma forma simples de se localizar rapidamente) passa pela auto-enunciação (recitação?), a fraude aparece como possibilidade inevitável.

Por isso que acho também muito difícil sair desse tipo de ecossistema, parece que exige um tipo de desprendimento inicial das nossas formas básicas de inteligibilização do mundo (ao identificar as pessos em predicados) que seria trabalhoso demais pela suspensão que produziria.


Previous post
Como dar sentido para a ética atualmente? Pensando na ideia de filosofia qua ética. É meu espinosismo reverberando aqui, mas me chateia pro tanto de gente que tem trabalhando (e gente boa)
Next post
Sobre receber elogios e críticas Eu amo a narrativa “um artigo rejeitado por uma revista que eu valorizo menos foi aceito por uma que eu valorizo mais” pois não se segue desse fato