November 4, 2019

Sobre Platão como uma origem da tradição

Hoje conversando com um amigo percebi que uma das razões de tomar Platão como ponto de origem da filosofia não é pelo fato de que ele seja “primeiro”” de nada (não é), mas por ser sempre ele que é repetido [diferencialmente] ao longo da tradição. A tradição fez de Platão origem.

Parece pouco, mas isso ajudou demais a entender um pouco a minha fixação com ele e a minha intuição da sua importância. Claro, todo mundo sabe que ele é importante, mas agora tou entendendo pra mim mesmo o porquê dessa importância (duas coisas diferentes pois: diálogo da alma)


Previous post
A centralidade do amor para a filosofia Eu tou relendo passagens do Eros pra preparar minha apresentação da semana que vem e é impressionante esse livro. Certamente está entre os poucos
Next post
Hipóteses prévias à leitura do livro “Le triple du plaisir” de Jean-Claude Milner Hipóteses antes da leitura desse livro. O livro aparentemente trata das relações entre prazer, amor e sexo a partir da antiguidade grega. O que eu