November 2, 2019

A centralidade do amor para a filosofia

Eu tou relendo passagens do Eros pra preparar minha apresentação da semana que vem e é impressionante esse livro.

Certamente está entre os poucos livros que me fizeram pensar diferente. Abriu todo um campo de problemas e questões que, ainda que existisse, ficava subordinado. Inclusive o próprio Platão se transformou nessa leitura e passei a entender um enorme ponto cego que tinha com ele.

Depois de muitos anos sem conseguir entender finalmente caiu a ficha a centralidade de um diálogo como O banquete” na obra platônica. Claro que eu ”entendia””, mas ainda assim não via como ali se entrelaçava filosofia com a prática a partir da situação erótica.

Passei muito tempo tentando entender de que modo aparecia a filosofia como um certo movimento natural da própria vida prática. Até tinha lido os comentários de Hadot e Foucault sobre a relação entre filosofia e amor, mas a coisa sempre aparecia de modo vago ou irrelevante.

Agora eu vejo que a terceira parte da minha tese (e a parte final da segunda) teria que toda ser re-escrita segundo esse ponto de vista. O que faltava ali pra entender a eficácia do conceito era conseguir entender direito o gatilho pra sua elaboração. Pois a eficácia é atenção.


Previous post
A falta de interesse entre pares na filosofia Ontem conversava com uns amigos sobre um tema horrível, que é a falta de interesse dos pares pelo que fazemos. Claro, há amigos, há pessoas que
Next post
Sobre Platão como uma origem da tradição Hoje conversando com um amigo percebi que uma das razões de tomar Platão como ponto de origem da filosofia não é pelo fato de que ele seja