September 26, 2022

Sobre pitacos de filósofos

Vi o tweet sobre filósofo dar pitaco em outras disciplinas e ninguém dar pitaco na dele e confesso que ali está de algum modo um dos meus incômodos com o campo (embora eu não consiga elaborar totalmente).

Eu não acho isso uma função boa pra filosofia. Os filósofos não acabam aparecendo bem na foto pois ao discutir esses temas (que tem cada vez mais precisões e sutilezas) não é raro que acabem gerando um lenga lenga que poderia estar direcionado a qualquer generalidade.

Se não é este o caso, não sei dizer qual o papel que a filosofia deveria ter ou se há um pal. Mas sei que a compreensão do que ela pode ser deve passar por uma vista de suas inúmeras existências ao longo da história e as institucionalidades que condicionaram sua prática.

Durante um tempo pensei em escrever um livro sobre isso (havia até um título), mas confesso que a falta de tranquilidade institucional me desanimou (enquanto me envolvia com outros problemas), mas ao menos resultou um curso sobre isso (ainda que com limitações) como registro.


Previous post
Os efeitos do gueroultianismo na filosofia institucional [Esse take])(my hot take for today is that history of philosophy has a better claim at being a scholarly discipline than does regular analytic
Next post
Sobre o mimético e o poético nas artes Vou virar uma espécie de Heidegger de quinta categoria e começar a defender que o grande problema do campo artístico na história do ocidente é a