September 28, 2022

Sobre o mimético e o poético nas artes

Vou virar uma espécie de Heidegger de quinta categoria e começar a defender que o grande problema do campo artístico na história do ocidente é a confusão entre poiesis e mimesis, entre o fazer e representar, que destaca o representar como essência do artístico esquece o fazer.

Isso é uma espécie de brincadeira, mas eu tenho pensado muito sobre como a compreensão (muitas vezes implícita) de práticas artísticas como representativas (no limite como involuntariamente especulares) são causa de muitas confusões, sobretudo ao escamotear a produção.

Isso são uns pitacos altamente influenciados pelas análises do Sérgio Ferro, que pra mim de alguma forma organizam o meio de campo e até deixam entender com um pouco mais de clareza como a representação (o aspecto mimético) é um caso do fazer (o poético).

Eu estou longe longe MUITO LONGE de conseguir elaborar de maneira consistente e sistemática o que tou dizendo aqui, mas acho que de alguma maneira o Artes Plásticas e Trabalho Livre II mostra NA MÃO (ou seja, na análise do processo produtivo do Manet) o fazer livre como arte.


Previous post
Sobre pitacos de filósofos Vi o tweet sobre filósofo dar pitaco em outras disciplinas e ninguém dar pitaco na dele e confesso que ali está de algum modo um dos meus incômodos
Next post
A filosofia como um gênero textual Tou lendo agora um livro sobre Platão e gêneros textuais (“Genres in Plato” da Andrea Nightingale) e lembrando como uma questão que me interessa