August 3, 2019

Sobre o ódio à teoria

O ódio da teoria é na verdade um ódio profundo da prática.

Apenas pra não deixar no ar. Não é que teoria seja prática” (não tou me comprometendo com isso nem recusando), mas que é da ordem da própria prática que problemas e situações surjam que estão para além da nossa capacidade de compreensão (Deleuze chamava isso de problema).

O que acontece então? Bem, chegamos ao limite da nossa capacidade de compreensão e temos duas opções: ou tentamos curvar a realidade às nossas categorias de compreensão (nosso quadro conceitual’) ou procuramos refinar/alterar/criar esse quadro. Eu acho que filosofia é isso.

Por isso que digo que há um ódio profundo à prática nesse ódio à teoria. É uma recusa de lidar com problemas que são inerentes à própria prática. Para além do anti-intelectualismo, a recusa ao esforço reflexivo me parece uma forma de não escutar as demandas da própria prática.

Quando se recusa a pensar, alguém/algo (a tradição? os costumes? a mídia? a ~ideologia dominante?) acabará ocupando essa função.


Previous post
A busca por um saber obsessivo em Platão Uma coisa que eu acho que tem também saltado muito aos olhos na leitura do Platão é essa preocupação obsessiva com o conhecimento adequado para a
Next post
Dois tipos de leitores de Platão Nas minhas leituras dos comentadores de Platão tem 2 tipos: O que tenta apontar os erros do dele (as vezes de modo triunfante, as vezes de modo