August 5, 2019

Sobre o Sócrates parteiro

Eu gosto muito da imagem do Sócrates como parteiro que é apresentada no Teeteto. O que me interessa são alguns pontos específicos: Primeiro, a ideia que todos tem ideias o tempo inteiro. Não faltam ideias, o papel do filósofo não é ter ideias, mas ajudar na avaliação daquilo que é pensado.

Segundo: essa capacidade de avaliar não é um esforço feito uma só vez. É algo que exige atenção constante (daí o ressentimento do Sócrates com seus ex-discípulos rs?) e que é realizado por apelo aos diversos recursos conceituais e metodológicos que Platão elabora em sua obra.

Terceiro: o caráter público e social da filosofia: valorizar a arte do casamenteiro como parte da arte do filósofoparteiro é de certa forma por como central a ideia que a filosofia tem como uma das suas condições o caráter dialógico e público. O pensamento se faria em comunidade.


Previous post
Dois tipos de leitores de Platão Nas minhas leituras dos comentadores de Platão tem 2 tipos: O que tenta apontar os erros do dele (as vezes de modo triunfante, as vezes de modo
Next post
Contra a auto-indulgência Eu acho que esse fetiche do eu, essa romantização do nós (em nome da ~resistência muitas vezes), da constante afirmação da superioridade moral de um