July 4, 2022

Sobre o problema do parentesco

Olhar pra dissertação do jovem Rafael e dizer pra ele que ele entendeu tudo errado pois não conseguia entender (apesar de tentar) o sentido e a importância do problema do parentesco.

De fato tem coisas que só vão aparecendo e encaixando com o tempo.

Não acho que isso seja um acaso ou um defeito, não era um déficit teórico, acho que tem algo mesmo da maneira como questões de socialização foram aparecendo pra mim ao longo dos anos (sobretudo desde que fiz a dissertação).

Pessoalmente nos últimos anos uma das coisas mais libertadoras pra mim tem sido perceber que não entender certas coisas não tem a ver com carga de leitura, erudição (e eu sempre tive um misto de voracidade ambígua nessa área: metade compensação de uma falta, metade gosto mesmo).

Dá um pouco mais de liberdade (ainda que não deixe de ter um pouco de sofrimento) poder distribuir melhor as razões de eu estar numa onda meio voraz bibliográfica (mesmo quando caio no caso de estar tentando compensar algo” fica diferente).


Previous post
O gênero das “meta-análises de conjuntura” Gostaria de (ter tempo para) fazer um perscurso de estudo sobre um “gênero” que na falta de termo melhor estou chamando de “meta-análise de
Next post
Um comentário sobre a pluralidade de mundos Comentário crítico sobre algo que estou lendo mas que não posso comentar explicitamente: o problema de certas análises comparativas é que na