June 29, 2022

O gênero das meta-análises de conjuntura”

Gostaria de (ter tempo para) fazer um perscurso de estudo sobre um gênero” que na falta de termo melhor estou chamando de meta-análise de conjuntura”. Ele tem uma pré-história que pra mim se encontra formulado de maneira dispersa e depois clara na obra do Paulo Arantes.

Sobretudo em dois textos que acho chave no O novo tempo do mundo”. O primeiro é o texto-título, que faz uma análise da era das expectativas decrescentes. O segundo é o Depois de Junho a paz será total”, que fecha o livro e discute os caldos que formaram (e deformaram) junho.

Ele não é o criador disso (acho que isso está espalhado na tradição da esquerda, Marx, Luxemburgo, Lenin etc). Acho que o Paulo Arantes é um ponto a mais na série desse campo”. Ele dá uma forma para esse tipo de análise que ao menos pra mim deixou claro o valor de um bom mapa.

Não se trata, porém, de uma simples análise de conjuntura (embora essa distinção esteja por fazer). Esse tipo de análise (que acho que estamos tateando cada vez mais no Subset of Theoretical Practice) acabou resultando (do meu ponto de vista) no Atlas: https://www.sum.si/journal-articles/atlas-of-experimental-politics

Sei que tenho voltado bastante por esse texto, mas é pela riqueza das distinções e das capacidades de ver que tenho sentido nesse esforço de construção coletiva. Muita coisa ainda para ser desdobrada, mas são uns fincos no chão iniciais que podem ser muito ampliados ainda.


Previous post
O esquecimento do autor da Gramatologia As vezes eu gosto de pensar que só conseguirei reler a Gramatologia e “A escritura e a diferença” (e aproveitar esse livro de uma forma que até acho
Next post
Sobre o problema do parentesco Olhar pra dissertação do jovem Rafael e dizer pra ele que ele entendeu tudo errado pois não conseguia entender (apesar de tentar) o sentido e a