January 3, 2019

Sobre o eu te avisei” na política

Essa ideia de que não se tem responsabilidade com a realidade, que se tem o direito de ficar emitindo eu avisei” em repeat pois não se está comprometido com ativismos ou militância me parece apenas uma outra face da disposição neoliberal atual (o empresário-de-si meritocrático).

Eu entendo que responsabilidade é um termo que causa repulsa pela associação com a noção de culpa, de um dever, mas ela pode ser compreendida como o reconhecimento da consequência das nossas ações posturas que segue independentemente dos nossos desejos.

Pois ficar falando eu te avisei” é muito gostoso mas cria uma situação absolutamente insuportável com as pessoas próximas.

Não precisa ser ativista para ser capaz de ter eficácia na realidade (numa escala bem pequena, claro) e ajudar uma situação ruim a ficar pior. Querendo ou não isso contribui com tornar o ambiente mais hostil a qualquer revisão de posição.

O problema me parece ser crer que a esfera de responsabilização pelas nossas ações num meio social é limitada apenas aos que desejam transfromar social. Me parece no fundo um gesto infantil (e remete ao individualismo neoliberal) que acha que pode separar ações de efeitos.

Isso deveria ser melhor esmiuçado em algum momento, mas essa separação só me parece possível por um lado quando se dissolve a ideia de comunidade e solidariedade (e as responsabilidades envolvidas nisso, algo intensificado pela dinâmica de competição e individualismo atual).

Por outro lado (algo que já falei por aqui) isso também parece condicionado pela separação do pessoal e do político. Como se as decisões políticas (como se viver em sociedade, que tipo de social se deseja etc) pudesse ser descolado das relações que se tem efetivamente com outros.

Então claro, dá pode dizer eu te avisei o quanto quiser (quem nunca), você pode achar que não precisa se ocupar com nada pois não está metido com militância. O problema é se achar legitimado por isso, já que o que legitima são justamente certas condições que produzem a desgraça.


Previous post
Sobre o valor de um bom comentário filosófico Comentadores devem ser lidos para ajudarem na leitura privada mas parte do seu papel é justamente se diluirem nessa leitura sem precisar que sejam
Next post
Sobre a suposta impossibilidade de definir a filosofia Me cansa muito os efeitos da vulgata (interna) de que a filosofia tem como principal característica a impossibilidade defini-la de modo absoluto. Eu