January 3, 2019

Sobre a suposta impossibilidade de definir a filosofia

Me cansa muito os efeitos da vulgata (interna) de que a filosofia tem como principal característica a impossibilidade defini-la de modo absoluto. Eu não acho errado isso, acho que de fato há esse elemento de inesgotabilidade como condicão. Mas no geral isso leva a uma preguiça.

O problema não é com a ideia em si, mas que sirva de desculpa para evitar se pôr o problema de demarcar contornos precisos e procurar produzir uma objetividade. Enfim, no geral, apesar das intenções, acho que isso acaba sendo algo que mais enfraquece o discurso do que fortalece.


Previous post
Sobre o “eu te avisei” na política Essa ideia de que não se tem responsabilidade com a realidade, que se tem o direito de ficar emitindo “eu avisei” em repeat pois não se está
Next post
Contra a inutilidade da filosofia Hoje em dia uma das coisas que eu mais odeio é essa defesa absoluta da filosofia como algo que “não serve para nada”. Como se fosse um PECADO