December 20, 2019

Sobre o amor e o ciúmes

Faz sentido que o ciúmes seja uma coisa que existe se o amor é uma experiência conectada ao conhecimento. Se a gente aceita como Platão que o amor é a experiência da experiência, o ciúme é apenas o que acontece quando a finitude da nossa condição epistêmica esbarra no seu limite.

Mais uma vez eu estou sofrendo com o fato de que a minha tese foi escrita com o ponto de vista errado. Se tem uma coisa que eu tenho certeza agora é que o elo entre a prática e a atividade filosófica é justamente algo que se passa entre eros e philia.

O meu erro foi não ter percebido que a melhor forma de falar de metafilosofia não era falando diretamente de metafilosofia (ao menos não no sentido que me interessava), mas justamente ter investigado esse laço entre amor e conhecimento (e também entre amizade e discurso público).


Previous post
Sobre leituras narcísicas O que fazer diante de pessoas que só conseguem ler si mesmas no outro (em outros livros)? Eu acho que por um lado tem certos constrangimentos
Next post
A sombra da metrópole na filosofia Deve ser divertido trabalhar numa disciplina em que seu campo não é completamente colonizado pelas metrópoles e em que ou você se submete e se torna